Gestão

Veja como criar um bom plano de negócio para a sua empresa

A elaboração de um bom plano de negócios é um requisito básico para quem deseja empreender com sucesso no ramo da comunicação visual,  por ajudar a mapear oportunidades e evitar prejuízos. Muita gente pode até começar sem ele, mas dificilmente conseguirá expandir sua empresa sem desenvolvê-lo.

Um plano de negócio também pode ser usado para conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo para ser apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos.

Não à toa, criá-lo de forma adequada é uma tarefa que exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho e muita criatividade. “O plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que eles sejam alcançados, diminuindo, assim, os riscos e as incertezas. Ele permite identificar e restringir os erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado”, explica Davi Jeronimo, consultor do Sebrae-SP.

Na prática, não existe muito segredo para montá-lo, desde que sejam definidos os seguintes fatores:

1. Diretrizes estratégicas do seu negócio

Qual é sua a visão? Qual é a sua missão? Quais são os valores principais para o seu negócio?

2. Modelo de negócio

Qual é o seu plano? Em que negócio você está? O que você realmente vende? Qual é o seu público-alvo? Quais são as suas vantagens competitivas? “O plano de negócios irá ajudá-lo a concluir se sua ideia é viável e a buscar informações mais detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio. Ao final, você poderá responder a seguinte pergunta: ‘vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio?’”, explica o consultor.

3. Objetivos estratégicos

Volume de vendas para os próximos três a cinco anos, lucratividade esperada, taxa anual de crescimento, expansão do negócio, etc.

4. Objetivos táticos

Em que atividades você precisa se empenhar para atingir seus objetivos estratégicos? Produtos e serviços, plano de marketing e vendas, fontes de financiamento, equipes de trabalho, etc.

5. Principais políticas

Políticas de produtos, de clientes, de promoção, de distribuição, de preços, de financiamentos, de investimentos, de produção.

Quer ficar por dentro de outras dicas de gestão para a sua empresa de comunicação visual? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo de até próxima! 

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