Cases

Transição da gestão familiar para profissional dá asas a decisões estratégicas compartilhadas na Ampla

Ainda muito associada à imagem de seu fundador, a fabricante de equipamentos de impressão digital para grandes formatos Ampla iniciou um processo de mudança organizacional com o objetivo de profissionalizar a gestão. Na cena dos negócios da empresa, que tem origem na indústria gráfica, sai Lie Tji Thjun para a entrada do filho, Ricardo Lie. Planejada durante dois anos, a transição no comando executivo estabeleceu novas abordagens de delegação, demandas e metas.

“Gestão familiar é boa porque as decisões são tomadas mais rapidamente, sem muitas camadas, porém pode travar práticas de governança. Por isso, agora, adotamos um modelo de gestão compartilhada, em que a decisão é feita por meio de uma espécie de colegiado e desdobrada nos setores”, conta Ricardo, que divide a administração dos negócios com o diretor técnico Adriano Coelho e o diretor de operações Sidnei Marques.

As diferentes formações acadêmicas e as experiências profissionais de cada um dos executivos foi importante nesse momento de construção de um novo posicionamento. Engenharia mecânica, marketing, gerenciamento de projetos e economia são alguns dos cursos frequentados por eles, que já trabalharam com tecnologias de impressão, produção de impressoras, implantação de projetos e gestão de custos. “São expertises multidisciplinares e complementares.”

“Gestão familiar é boa porque as decisões são tomadas sem muitas camadas, porém isso pode travar práticas de governança”

Juntamente com a nova administração foi lançado foco nos funcionários da Ampla, por meio de uma filosofia em que todos têm de remar para o mesmo lado e tomar como verdade que ninguém dá conta de fazer tudo sozinho. Para isso foram implantados treinamentos, sistema de avaliação e criados pilares para fundamentar as atitudes do pessoal interno. Além disso, no chão de fábrica foram espalhados cartazes que estimulam a execução de tarefas com disciplina e chamam a atenção para a importância de cada etapa para o sucesso dos processos produtivos.

16

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *