Oportunidades

Mercado de brindes: veja como personalizar squeezes com sublimação

A sublimação é um dos processos de impressão mais utilizados para estampar e personalizar camisetas e diversos materiais promocionais, como squeezes, canecas e outros objetos rígidos.

Isso porque o resultado proporcionado pela técnica valoriza o produto e possibilita, inclusive, a personalização de toda a área da peça trabalhada. Para isso, porém, é preciso entender melhor o processo, contar com impressoras e tintas de boa qualidade e, claro, criar uma arte ou estampa bastante atrativa e diferenciada.

Entenda como funciona a sublimação

A sublimação ou transferência térmica é realizada, basicamente, com a transferência da tinta de um papel especial para o produto que deve ser estampado, por meio de calor e pressão.

O processo todo é bastante simples e rápido e pode, inclusive, ser realizado de casa. E é exatamente por isso que criar materiais promocionais como squeezes tem se tornado uma excelente maneira de começar um negócio e ampliar a renda.

Passo a passo para personalizar squeeze com sublimação

Para começar a personalizar squeezes por meio desse método de impressão, você vai precisar de uma impressora e de um papel de transfer especial, bem como de um cartucho de tinta adaptado para a sublimação.

Também é necessário contar com uma prensa térmica e, claro, muita criatividade para criar as imagens e oferecer um trabalho bonito e diferente para os clientes.

Confira, abaixo, o passo a passo para personalizar squeezes de maneira simples através da sublimação.

Passo 1:

Selecione a foto ou imagem desejada ou, se quiser um trabalho ainda mais personalizado, crie a arte que será utilizada para personalizar o seu squeeze.

Não se esqueça de fechar o arquivo da imagem já no tamanho que deverá ser impresso no objeto.

Passo 2:

Imprima a sua arte na impressora com a tinta e o papel especial para transfer e recorte as bordas brancas que não deverão ser impressas no squeeze. Esses são itens fáceis de serem encontrados em papelarias e empresas especializadas em impressoras.

Passo 3:

Depois de recortar a sua arte, coloque-a na prensa apenas para verificar se o tamanho está correto e se nenhuma área da impressão ficará para fora, ou seja, não será transferida para o squeeze.

Passo 4:

Se estiver tudo certo com as medidas da arte, coloque o transfer em toda a volta do squeeze. Nessa hora, é importante que a face do papel em que a imagem esteja impressa fique no squeeze, caso contrário, a transferência da tinta não será concluída. Também é preciso fixar o transfer com fita crepe para que ele não se mexa durante o processo e a transferência seja concluída com sucesso.

Passo 5:

Abra a tampa do squeeze para que todo o ar saia e mantenha-o aberto durante todo o processo de sublimação.

Coloque o objeto na prensa e acione um tempo aproximado de 170 a 180 segundos, dependendo da sua máquina.

Espere o tempo correr até o final do cronômetro e, quando estiver concluído, acione o botão de “parar”.

Passo 6:

Quando o processo for concluído, retire o squeeze da prensa e, em seguida, o transfer dele com bastante cuidado para não danificar a impressão.

Espere o squeeze esfriar em um local seguro para que a tinta se fixe no objeto e você não corra o risco da impressão ficar danificada. Depois, é só embalar e vender.

Dicas bônus de um especialista em sublimação

De acordo Nilton Tscherne, do Portal Sublimático, outras dicas importantes devem ser levadas em consideração. São elas:

•  O squeeze possui uma resistência própria para ser estampado, que é diferente da resistência da caneca cilíndrica, por exemplo. Isso porque ele tem diâmetro menor e, portanto, sua resistência é mais grossa;

•  Prensas de caneca 4 em 1 ou 6 em 1 possuem, normalmente, resistência mais adequada para squeeze.

•  Existe no mercado outra prensa específica para esse tipo de produto, só que indicada para casos onde há a sublimação total, ou seja, a personalização de toda a altura e circunferência do produto. Trata-se de uma prensa manual, com resistência que “abraça” todo o squeeze, no que diz respeito à altura e circunferência. Ela ainda é pouco conhecida e começou a surgir no mercado apenas agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *