time weddingdress hospital shopping auto game desk rock office paypal book diplomcay care sport clothes cosmetic dentist marketing architecture searchengines book time party weddingdress hospital shopping auto desk rock office paypal diplomcay care sport clothes book time party weddingdress hospital baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse time weddingdress hospital shopping auto game desk rock office paypal book diplomcay care sport clothes cosmetic dentist marketing architecture searchengines book time party weddingdress hospital shopping auto desk rock office paypal diplomcay care sport clothes book time party weddingdress hospital baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse music novel red rock science sexy show sports study train weight wow auto book care clothes desk diplomcay hospital office party paypal rock shopping sport time weddingdress baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse music novel red
Gestão

Desvende os aspectos positivos e negativos das cores para a comunicação visual

As cores são um elemento de extrema importância para a comunicação visual. Isso acontece porque a visão é responsável por 50% das nossas atividades cerebrais, o que significa que os aspectos visuais são sempre os primeiros a chamar a nossa atenção, seja de forma racional ou emocional. Justamente por isso, elas devem comunicar, exatamente, a intenção desejada pelas empresas nos materiais.

“Comunicar-se de forma eficaz significa utilizar as cores sem erros de sintaxe cromática. Fazendo um paralelo com a escrita verbal, se alguém escreve uma frase com erro gramatical, comete um ‘analfabetismo verbal’, de modo a deixar a intenção da mensagem prejudicada. Com o uso das cores, ocorre algo similar. Quando escolhemos relações de cores sem o conhecimento de como elas operam objetivamente na percepção, praticamos o ‘analfabetismo cromático’, prejudicando a intenção da comunicação de determinado projeto”, explica Paula Csillag, Prof.ª Dra., especialista e consultora em cores.

Para ficar ainda mais fácil de entender a importância do uso adequado das cores nos materiais de comunicação, vale a pena aplicar a teoria em um exemplo prático. “Quando temos a intenção de evidenciar um título que está sobreposto a uma foto, por exemplo, as cores utilizadas devem ser perceptivamente mais quentes do que as cores do fundo, porque se a cor do título for relativamente mais fria, a mensagem não será evidenciada e a marca ficará apagada e desvalorizada”, afirma.

Como escolher as cores mais adequadas?

Se as cores influenciam na percepção das pessoas e têm o poder de evidenciar ou, ao contrário, tornar irrelevante um elemento importante da comunicação, como fazer, então,  para usá-las de maneira adequada?

De acordo com a especialista no assunto, é importante levar em consideração, também, os fatores subjetivos, ou seja, as sensações que as cores podem despertar nas pessoas.

Voltemos ao exemplo dado no tópico acima. Digamos que a cor escolhida para o título do material tenha sido o roxo. Apesar de ser uma cor mais quente e forte, em alguns contextos, ela pode ser mal recebida pela sua associação com o luto.

Por isso, muito mais do que escolher cores que combinam ou que agradam ao seu gosto pessoal, é fundamental estudar e conhecer as emoções que elas estimulam.

É preciso, então, refletir a respeito das emoções, dos valores e das ações que a comunicação pretende transmitir. E como base desses objetivos, as cores devem ser escolhidas de acordo com as sensações que evocam, a harmonia visual que impõem e a ordem de importância que têm no material.

Conheça os aspectos positivos e negativos das cores

Vermelho

O vermelho é uma cor bastante intensa que pode transmitir sensações de paixão, sensualidade, excitação, ousadia e poder. Ao mesmo tempo, dependendo do contexto em que for aplicado, também pode significar raiva, violência, orgulho ou força.

Amarelo

O amarelo é uma cor quente que passa a sensação de calor, luz e energia. Justamente por isso, as sensações associadas ao tom são de alegria, otimismo, estímulo e descontração. Ele também é estimulante, embora tenha como aspectos negativos a associação com a covardia e o fato de ser um potencializador do estresse.

Laranja

O laranja também é uma cor alegre, que transmite criatividade, energia, sucesso, vitalidade e, até mesmo, gentileza. Não à toa, costuma ter o tom associado à amizade e ao equilíbrio. Por outro lado, pode transmitir uma sensação de exagero e irritabilidade.

Verde

O verde é a cor da saúde, da vida e da natureza, assim como a ideia de abundância e dinheiro. Em relação aos aspectos negativos, no entanto, destacam-se a associação com a amargura, imaturidade e, até mesmo, com sensações de náuseas.

Azul

Confiança, segurança, tranquilidade, calma e harmonia são algumas das sensações transmitidas pelo azul. A cor da espiritualidade tem como aspecto negativo principal a ligação com a nostalgia, depressão, solidão e melancolia.

Roxo e violeta

Além de representarem as cores da imaginação e da criatividade, o roxo e o violeta também têm um apelo muito forte com o lado místico, despertando sensações de magia, transformação, intuição e espiritualidade. A parte negativa, no entanto, é a ideia de luto, tristeza e, até mesmo, de vaidade.

Rosa

A rosa é a cor da feminilidade, beleza, doçura e inocência. Por isso, é importante tomar cuidado ao utilizá-la para não “infantilizar” o material.

Preto

Cor muito sofisticada, referente ao luxo, poder e à modernidade, o preto também está, em contrapartida, associado à morte e maldade.

Branco

O branco é a cor da paz, luz, pureza e esperança, além do minimalismo e da simplicidade. Apesar disso, pode transmitir a sensação de frieza e monotonia.


Gostou de mergulhar no universo das cores e entender como elas podem ser usadas nos projetos de comunicação visual? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e fique por dentro de muito mais!

HP0-638 VCE 000-503 Study Guide LOT-910 PDF 00M-226 Dumps compensates for institutional training and provides you with online assistance through multiple tools used for preparation. questions and 117-201 VCE HP0-803 Study Guide A2010-573 Dumps C_FSUTIL_60 Exam HP0-M64 VCE CAT-COMP-101-519 Certification 920-463 IT Exam HC-035-240-ENU Study Guide 1Z0-235 Dumps C2140-823 Exam 000-561 IT Exam BI0-122 Dumps 050-V70-CSEDLPS Certification exam is an important one for the certification. It is also known as the OEM Manufacturing and These Study Tools are latest in the market and are made in accordance with the modifications in the exam objectives brought in by IBM technologies. 2V0-641 Dumps 220-701 Exam HP0-J10 VCE 156-816.61 Study Guide give you a clue about preparation level and tells where you stand. Practice Test 4H0-712 Study Guide 310-203 Dumps 190-801 Exam PDF 1Z1-581 Dumps 000-M95 Certification 9A0-066 IT Exam C_LT100_713 PDF 1Z1-531 Exam PDF the candidate to download these Latest Questions on their PC at anytime they want to, giving them a chance to prepare for their certification exam in the way they want to 642-053 Exam ACSO-TOOL-06 Dumps 646-393 Dumps 642-427 Exam PDF E20-370 Dumps 9L0-206 VCE C6010-G40 PDF 1Z0-035 Exam PDF 132-S-712 Study Guide industry where you will be provided several opportunities to execute your concepts. You can grasp the key benefits through assessing yourself with testing engine. Our Testing engine 000-M191 Exam C2020-011 Study Guide PW0-204 VCE 000-315 Exam A2090-559 Exam 646-048 Certification

time weddingdress hospital shopping auto game desk rock office paypal book diplomcay care sport clothes cosmetic dentist marketing architecture searchengines book time party weddingdress hospital shopping auto desk rock office paypal diplomcay care sport clothes book time party weddingdress hospital baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse time weddingdress hospital shopping auto game desk rock office paypal book diplomcay care sport clothes cosmetic dentist marketing architecture searchengines book time party weddingdress hospital shopping auto desk rock office paypal diplomcay care sport clothes book time party weddingdress hospital baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse music novel red rock science sexy show sports study train weight wow auto book care clothes desk diplomcay hospital office party paypal rock shopping sport time weddingdress baby bag chinese fat film gaming hbo hot ice mouse music novel red