Oportunidades

Desenho é ponto central da impressão têxtil: veja como se qualificar para a atividade

O desenho é um meio pelo qual um artista esboça, projeta e comunica suas ideias, além de ser o ponto central do trabalho que permeia a impressão têxtil. Afinal, são os elementos visuais das estampas que dão um ar de exclusividade aos tecidos, além de um grande valor agregado. Mas como se qualificar para exercer esta função com qualidade?

De acordo com Blanca Lliahnne, expert em Cores e CEO da Pantone no Brasil, “atualmente, a qualificação para esta atividade é imprescindível para que o profissional obtenha resultados aceitáveis no início da carreira. Mas esta preocupação deve ser constante, já que novidades estão sempre surgindo devido ao avanço da tecnologia, assim como a necessidade de aperfeiçoamento das técnicas que os designers têxteis usam em sua rotina.”

Ainda segundo a especialista, com o crescimento da técnica digital, houve uma falta de preocupação geral com o aprimoramento em relação às infinitas possibilidades da estamparia digital. “A boa qualidade de um processo demorado e caro como é o desenvolvimento têxtil depende desse investimento, que permite rapidez e perfeição nas duas etapas decisivas do bom resultado: a separação das cores e o encaixe do desenho”, afirma Blanca.

Se você já conhece o destino do desenho, ou seja, os processos e aplicações em tecidos, se qualificar em desenho fica muito mais fácil. O ideal é investir em um curso direcionado para a área de moda. Dessa forma, além dos conceitos técnicos, você terá a oportunidade de desenvolver uma visão mais conceitual e de negócio para se diferenciar no mercado.

Estar atento às novidades e às tendências de moda também é fundamental. Assim, é possível elaborar coleções de impacto e que despertem o interesse dos clientes.  E, claro, a prática sempre leva a perfeição. Por isso, o mais importante é começar e treinar até que os desenhos comecem a surgir com tanta naturalidade quanto o processo de estamparia, por exemplo.

Quer saber mais sobre a importância do desenho para o setor têxtil? Continue acompanhando o nosso canal de conteúdo e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *