Oportunidades

Amplie o seu negócio: veja como estampar uniformes para corridas de rua

A busca por uma maior qualidade de vida e saúde tem levado um número grande de pessoas a praticar atividades físicas regularmente nas ruas, o que tem aberto cada vez mais espaço para os serviços de estamparia através da produção de uniformes personalizados. Afinal, não são apenas as grandes empresas que organizam esse tipo de evento. É muito comum os próprios moradores do bairro envolvido, lojas pequenas e até mesmo organizações sem fins lucrativos promoverem corridas para incentivar as pessoas ou angariar fundos para algum objetivo.

No entanto, como toda novidade, é preciso conhecer bem o segmento a ser explorado para atender a demanda com a oferta de materiais adequados. Isso porque as camisetas precisam resistir às condições climáticas e devem estar adequadas à prática de esportes para que o cliente não fique insatisfeito com o que foi entregue.

Sublimação em uniformes para esportes

A sublimação costuma ser a melhor técnica para estampar roupas e uniformes esportivos, justamente por apresentar uma variedade grande de cores e efeitos que fazem toda a diferença para as pessoas que vão utilizá-los.

Além disso, a técnica apresenta resultados melhores em tecidos 100% poliéster, uma das escolhas mais comuns quando falamos de roupas para práticas esportivas devido à versatilidade e à proteção que oferece.

Também é importante reparar na durabilidade das cores impressas nas peças. Apesar de elas serem, geralmente, utilizadas apenas uma vez, não há nada pior do que camisetas de má qualidade, que “desmancham” no primeiro sinal de chuva.

Por isso, quanto maior for a quantidade do poliéster no tecido, melhor será a absorção da tinta durante a sublimação, permitindo, assim, que as cores fiquem mais intensas e com maior durabilidade.

Cuidado com o tecido escolhido

Outro ponto importante que precisa ser observado é que, durante a produção da estampa, o tecido pode encolher ou apresentar efeitos indesejados, como sombras e tons amarelados.

Para que isso não aconteça, é preciso testar o tecido antes de aplicar as estampas e identificar o tempo e a temperatura ideal para cada produção. Portanto, nem pense em arriscar e produzir um lote inteiro logo da primeira vez.

“Existem várias técnicas de estamparia, porém, é fundamental utilizar a tinta adequada para cada tecido, assim como o processo de estampagem correto para que tenhamos uma boa durabilidade da estampa”, ressalta Elaine Guapo, diretora comercial da Gatto de Rua.

E os outros tecidos?

Além do poliéster, é comum o uso de camisetas para corridas e pedaladas de rua feitas de algodão, principalmente em eventos promocionais.

O material aparece como uma boa alternativa por oferecer versatilidade e conforto, além de bastante resistência e durabilidade.  Além disso, pode receber estampas em sublimação, transfer e silk screen.

Novamente, a escolha da técnica mais adequada vai depender da expectativa em relação ao resultado final e do quão durável ou colorido o uniforme precisará ser.

Você já oferece o serviço de estamparia na sua empresa? Compartilhe a sua experiência conosco pelas redes sociais e continue acompanhando o nosso canal de conteúdo.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *